11.2.05

A Morte....Mistério!

Não quero que este blog seja um diário. Não, Nunca! Pretendo sim que seja um lugar destinado a pequenas reflexões. Sim, porque eu adoro conversar e demonstrar as teorias e dúvidas que pairam sobre o meu espírito. Conheço uma pessoa que o faz também com gosto, o autor do www.teorias.blogs.sapo.pt um grande bacano.
Desta vez venho divagar sobre a Morte. Que mistério humano será este? É aterrador pensar que morreremos, sem data. E depois passa-se o caso de haver quem acredite na vida após a morte. Há tanto para dizer sobre este assunto! Pessoalmente acredito que vivemos mais que uma vida. Difícil para mim é acreditar que morremos e transpomos para um lugar ora mágico ora infernal. Apenas uma vez.

A Natureza já mostrou que é cíclica: existem eras mais quentes, outras mais frias, momentos de crise, momentos de paz e fartura, etc. Então, porque é que a vida Humana não pode ser cíclica também? Já é, com a sucessão de pais, filhos netos, bisnetos, etc, mas falo em termos de alma, essa coisa estranha que agrega sentimentos, pensamentos, intuições, etc. Sim, para mim é verosímil que a alma se purifique cada vez mais, andando de vida em vida, sofrendo e aprendendo. Só assim se tornará perfeita. Uma vida não chega! E Deus, que eu acredito que exista, não nos dá apenas uma chance, se ele for assim tão generoso quanto se apregoa. Não se vive apenas uma vez para Ele saber se merecemos estar com ele ou não… portanto, este é o meu ponto de vista.
Acredito em Jesus, de facto, ele deve ter existido, para ainda hoje ser uma entidade tão carismática. Também acredito em Deus, porque eu sinto que existe uma força que nos transcende. O resto…. São manifestações umas vezes bem, outras vezes mal interpretadas.

Platão tinha muita razão em dizer que existe o mundo inteligível e o sensível. As coisas estranhas, os milagres e tudo mais são manifestações do mundo inteligível no mundo sensível, e nós, ignorantes que somos, não sabemos classificar e ver com clareza aquilo que se apresenta.

Coisas que me atravessam o pensamento não tão poucas vezes como desejava. São enigmas que vivem comigo e com muitos humanos igual a mim. Um dia saberemos a verdade. Eu estou sedenta dela.

A Verdade…

1 comment:

sahara said...

bem ja passou algum tempo desde que puseste este post ate eu o comentar :$ mas vou fazê-lo!

à medida que vou crescendo ganho mais noção da morte e da sua personalidade implacável, realmente deve ser verdade que não há outra certeza na vida do que a morte. agora que estou num ponto da minha vida em que me sinto satisfeita com o que tenho e com as pessoas que me fizeram e ainda fazem alguem melhor, ganhei medo, aquele medo de os perder, do dia em que tudo acaba.
nao acredito em céu e inferno, nao sei tambem se acredito em Deus como entidade digamos que com um corpo "visivel", com aspectos fisicos, talvez acredite mais nele como uma entidade sensivel, algo que está por todo o lado. acredito que por mais que tentemos superar a natureza, ela continua sempre uns passos mais à frente e se bem quiser irá tratar da nossa saúde.
gosto de pensar que a nossa utilidade neste universo não termina por aqui. claro que gostava que a minha alma permanecesse. talvez as nossas almas se restituam noutros corpos, mas parece-me que se tal acontece nós não temos grande memória das vidas passadas, não estamos noutro corpo e pensamos "epah esta vida que tenho agora é muito melhor que a anterior!". acho que talvez isso seja problema da nossa condição, não temos a capacidade ou então não exploramos a capacidade de interligar com sucesso o inteligivel ao sensivel.

quanto à Verdade ... debato-me entre querer saber e ficar na ignorância. por um lado, ignorância não é saudável, é uma atitude desleixada e por vezes ingénua demais. mas pelo outros, tenho a sensação que essa Verdade será crua e completamente diferente do que possas imaginar que seja. será que estamos preparados para tal frieza? será que conseguimos lidar com a Realidade, aquela para além da que nos aparece todos os dias, que é apenas aquilo que percepcionamos na nossa mente, aquilo que QUEREMOS VER. tanta vez que a nossa visão nos traiu, não é por nada que existe a afirmação "o que parece muitas vezes não o é".
o que eu acho é que ninguém está preparado para tal Verdade, por mais que queiramos pensar que somos a espécie mais evoluida e que temos a capacidade para lidar com a Verdade. realmente a capacidade devemos ter, mas não os meios nem a sensibilidade.
não somos os mais evoluidos no que importa. evolução é uma palavra e fenomeno engraçado... se evolução é termos feito tudo ate agora de uma forma que so tem prejudicado o planeta que nos acolheu e que garantiu as qualidades para que a nossa existencia acontecesse... então sim, devemos ser mais do que evoluidos.

mas não há nada de mal nessa curiosidade e vontade de saber MAIS, de entender MELHOR. ao menos que as pessoas com mais de 2 dedos de testa e um coração mais do que generoso e puro (como tu) saibam como aceitar essa Verdade. não sei se algum dia alguem saberá, talvez não faça parte dos planos de Deus, talvez já saibamos e estejamos demasiado cegos para o visualizar com a clareza necessária. porque algo em que acredito é que a alma é perfeita... mas o corpo corrompe-a.

beijinhos grandes! tarde e a más horas, mas cá está um comment.. epah eu devaneio imenso no teu blog lolol :$

take care!! ********