21.3.07

Olhar um pouco mais além... Mesmo aqui.

Sempre desentendimentos e lamentações. Coisas que se ficam por dizer, pelo medo da Intolerância. Quantos dedos ficam petrificados pelo medo do Esmagamento. Porque os que conseguiram um pouco de Poder ou sentem superioridade, esmagam a todo o momento quem percorre mais caminhos, muitos deles mais tortuosos até para chegarem a um Fim. Não o Fim de Morte, mas um Fim de objectivo realizado.
Sempre esta relação Fraco-Poderoso. Os ricos apontam o dedo sem tocar nos pobres, o Homem como ser masculino lança a mão, por vezes até com mais artifícios, para deter a Mulher e mantê-la em cativeiro, em Regime de Pai e Filha, com sexo pelo meio. Se fugir a essa Ordem, não é boa mãe para os meus filhos, não será boa companheira. Os que têm sucesso não se calam que se mexeram, que suaram, que foi obra exprimida da sua mais pura essência e dedicação. Depois fecham-se no seu Mundo e não notam que o Mundo não precisa de individualismos, mas sim de comunidade, de serviço civil, de preocupação pelo outro. Não porque Jesus nos mandou, mas porque somos Humanos, não somos animais indiferentes ao que se passa em outros habitates.
Vivemos num Capitalismo que rege as ânsias do natural ambicioso Ser Humano. Que se acomoda aos prazeres, aos luxos. E ninguém ou, para não ser injusta, quase ninguém se preocupa com o Bem Comum que é o Planeta, certos conflitos originados pela estupidez, mas que apesar disso estão lá e fazem sofrer. Estamos demasiado preocupados com dinheiro para nos virarmos para esses lados. E lá vamos sustentando as ambições dos mais poderosos, pois fechamos os olhos aos crimes ecológicos, às violações dos Direitos Humanos, etc, etc.
O Direito de expressão livre está aí, mas os direitos Humanos não são respeitados, tal como o direito ao Trabalho digno e o direito à Liberdade da Mulher, que continua escrava também do Paterfamilias, seja ele marido ou pai.

Igualdade e Solidariedade, Tolerância pelo Multiculturalismo.

Cego é aquele que não quer ver.

1 comment:

Pedro said...

gosto do inconformismo e desespero deste texto. chegamos ao tempo em que estamos demasiado confusos com a tv, a internet, os jornais e as telenovelas da vida real que deixamos de ter verdadeiras opiniões e ideais. qualquer fogo é apagado no próximo placar gigante de publicidade.